Procedimento Editorial

Os autores que tencionem publicar na Revista Científica da UDM devem cadastrar-se como autores nesta plataforma e submeter os seus artigos mediante upload dos mesmos no espaço devidamente reservado para o efeito. A redação irá informar ao autor de que a submissão foi efectuada com sucesso. O autor terá informação sobre o resultado da sua submissão num prazo máximo de 3 (três) meses.

A decisão sobre a publicação cabe à Redação, que se baseia na avaliação de especialistas pelo sistema de double blind review. Os editores reservam-se o direito de sugerir aos autores modificações de forma ou conteúdo a fim de adequar as colaborações ao padrão da revista. A revista não cobra taxas para recebimento ou processamento de artigos. Eventuais modificações serão acordadas com os/as autores/as. Não serão admitidos acréscimos ou modificações depois que os trabalhos forem entregues para composição.

Guia para autores

Artigos científicos:
1. O artigo científico não deverá exceder as 8500 palavras (inclusa a bibliografia e o resumo);
2. O artigo deve ser estruturado da seguinte forma: Título, Resumo, Palavras-chave, Abstract, Key-words, introdução, desenvolvimento do texto, considerações finais, referências.
3. O Resumo e o abstract devem conter cada, um total de 150 a 200 palavras. Não deve ser redigido em primeira pessoa e deve incluir tema geral, problema de pesquisa, objetivos, métodos e conclusões proeminentes.
4. Deve ser submetido em formato .doc ou .docx
5. A forma de citação é a estabelecida pelas regras APA, sexta edição, como consta na secção seguinte;
6. As notas de rodapé devem ser parcas e, quando necessárias, explicativas. Nas notas de rodapé devem constar também as traduções de trechos citados em língua estrangeira (salvo o inglês, que pode não ser traduzido) ao longo do texto.
7. As referências devem constar no fim do artigo.
8. O tipo para a escrita do artigo é Times New Roman 12; para o título do artigo é Times New Roman 14, em negrito, e para os subcapítulos Times New Roman 12, também em negrito.
9. Os Elementos gráficos (Tabelas, quadros, gráficos, figuras, fotos, desenhos e mapas). Devem ser enumerados em algarismos arábicos na sequência em que aparecerem no texto. Observar as normas da APA para referências e inserção de legendas e fontes em cada elemento. Recomenda-se que estejam em formato original de modo a permitir sua edição, no corpo do texto.
10. Os subcapítulos não levam numeração interna.
11. Todas as folhas do artigo devem trazer o seu número de página em sequência.
12. As respectivas palavras-chave devem ser no mínimo 3 e no máximo 6.
13. Os agradecimentos (opcionais) devem ser feitos em nota de rodapé junto ao título. Eles não podem conter referências, diretas ou indiretas, à autoria do artigo.
14. Avaliação: Ao submeter o artigo, o autor deve eliminar todas as identificações de autoria (diretas e indiretas) do texto que seguirá para as avaliações. As informações autorais ficarão registradas no sistema. Ao salvar o documento, retire os metadados do Word (autor; última modificação feita por), de modo que não conste a identificação do autor no artigo submetido. Propostas com informações autorais de qualquer tipo não serão aceites.

Resenhas de livros: devem se referir a livros publicados ao longo do ano de publicação da revista e da área de interesse da mesma. O seu tamanho não pode ultrapassar as 2500 palavras, e devem observar, quanto à formatação, as mesmas regras que os artigos científicos.

Entrevistas: excepcionalmente, a revista poderá publicar entrevistas originais e inéditas, previamente concordadas com a redação por parte do entrevistador. As entrevistas não poderão ultrapassar as 1000 palavras, seguindo as mesmas regras dos artigos. As perguntas da entrevista devem ser escritas em itálico, e as respostas em caracteres normais.

Referências bibliográficas

A Revista Científica da UDM usa o sistema de citação APA, que pode ser encontrado no link abaixo:
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:_pUrHs37FrgJ:www.ua.pt/file/36608+&cd=2&hl=it&ct=clnk&gl=mz

Direitos Autorais

O envio espontâneo de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Revista Científica da UDM. A revista não se obriga a devolver os originais das colaborações enviadas. As afirmações e conceitos emitidos nos trabalhos assinados são de absoluta responsabilidade dos seus autores.

Código de Ética da Revista

Em caso de plágio, apropriação de propriedade intelectual de outrem, fabricação de resultados, envio de dados biográficos falsos, dupla submissão/publicação, distorção de resultados e outros elementos eticamente não aceitáveis, a revista não irá publicar o texto submetido, banindo o(a) autor(a) das publicações da UDM, e assinalando às revistas nacionais o nome do(a) autor(a) e as razões do seu banimento.